segunda-feira, 14 de março de 2011

Angelim e Jorge Viana abrem mais um programa Saúde na Comunidade



                                 Foto: Marcos Vicentti

O prefeito Raimundo Angelim e o senador Jorge Viana iniciaram neste último domingo, 13, o programa Saúde na Comunidade, que desde  2005  garante atendimento  em  saúde  nos locais de difícil  acesso de Rio Branco.  A ação envolve    54 profissionais   para atender  cerca de  400 famílias no Riozinho do Rôla.
 
Uma grande comitiva acompanhou o prefeito e o senador, incluindo  os secretários Osvaldo Leal (Saúde), Mário Jorge Fadel (Floresta e Agricultura), Oly Duarte (Comuicação Social), além do coordenador municipal de Defesa Civil, Gilvan Vasconcelos, e o major George Santos, também da Defesa Civil. Angelim, Jorge e a comitiva   foram  calorosamente recebidos  pelos líderes do Barro Alto, como o, Diogo Silva,  “Barbudo”,  Dário Gomes de Souza e Rosalina Queiroz Leite, estes útlimos respectivamente presidentes das associações Deus é Por Nós, da comunidade Cajazeira,  e Fé em Deus, da comunidade Barro Alto.   “Estou muito orgulhoso e contente com nossos profissionais”, disse o prefeito ao ressaltar o trabalho desenvolvido pelas equipes do município e a parceria com o Governo do Estado.

Duas tendas tipo iglu foram montadas em Cajazeira para receber a multidão que se desloca de outras grandes   comunidades (Barro Alto, Floresta, Invasão, São Bernardo   e  Água Preta) em busca de atendimento médico.  São quatro médicos, dois cirurgiões-dentistas, quatro  enfermeiros, oito  técnicos em enfermagem, um microspista, nove agentes de endemias  apenas diretamente na área médica.  As tendas foram instaladas na sexta-feira passada.

O Barro Alto é de fato uma região privilegiada. Localizado na região da Estrada Transacreana na fronteira com a reserva extrativista Chico Mendes há 32 quilômetros da capital,  guarda bom potencial de produção de castanha-do-Brasil nas florestas remanescentes e, com o programa de mecanização coordenado pela Secretaria Municipal de Floresta e Agricultura (Safra)  com apoio do Governo do Estado e da comunidade, a produção de milho, arroz, feijão e macaxeira,  a pecuária e criação de pequenos animais  dobraram desde que Raimundo Angelim assumiu a Prefeitura de Rio Branco.  “O governador Binho Marques nos ajudou com o Pacto pela Saúde, que continua agora com o governador Tião Viana. Só temos a agradecer”, disse Angelim.

No mês da mulher, prioridade é a saúde das trabalhadoras
Neste mês de março, foco é a saúde da mulher trabalhadora rural, que não recebe apenas atenção médica com exames como o preventivo do câncer de colo mas também orientações de cidadania, como direitos legais e planejamento familiar. Até o dia 4 de abril são esperados mais de 26 mil procedimentos com distribuição gratuita de 202 itens de medicamentos. Angelim ressaltou que a parceria com o ex-governador Binho Marques foi muito importante e agora, com o governador Tião Viana, o esforço conjunto  garantirá avanços importantes no município  de Rio Branco, tanto na área urbana quanto na zona rural.

A ênfase desta edição do programa é  a saúde da trabalhadora rural.   Atendida pela enfermeira Alexandra de Assis, a jovem Sabrina Tatiana Ferreira Lopes  realizou pela segunda vez o exame PCCU, de prevenção ao câncer do colo do útero. “A primeira vez que fiz o preventivo também foi por este programa, aqui na comunidade”, relata Sabrina, declarando-se satisfeita com o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde. “As ações chegam com profissionais, exames, remédios em um trabalho de garantir saúde a todos”, disse Osvaldo Leal, secretário de Saúde.

“Além das consultas e exames normais, as mulheres estão recebendo ação de cidadania que vão desde  informações sobre  direitos legais a planejamento familiar”, disse Rosângela Farias, coordenadora municipal do programa.
 
Mais de 200 medicamentos distribuídos gratuitamente
O Saúde na Comunidade montou  uma farmácia  com todos os itens distribuídos nas unidades da capital. São 202 itens de medicamentos que resolvem a grande maioria dos problemas diagnosticados pelos médicos. A distribuição é possível através da parceria com o Estado e o Ministério da Saúde. Maria Peixoto de Andrade, de 60 anos, recebeu a medicamento pouco tempo  após ter sido consultada. Moradora do Barro Alto, há quinze minutos de Cajazeira, Maria avalia o programa Saúde na Comunidade: “muito bom. Fui bem atendida, graças a Deus”.
 
Meta é chegar a  30 mil procedimentos em saúde
A equipe do Saúde na Comunidade espera realizar  trinta mil procedimentos até o encerramento da operação, previsto para o dia 4 de abril.  No laboratório estão sendo realizados  exames de leshmaniose e malária, duas moléstia ainda bastante incidentes na região.  No entanto, o número de exames até o dia 13 foi baixo (apenas seis) e o resultado deu negativo para todos.

No ano passado foram realizados pouco mais de 26 mil procedimentos, nos quais se inclui a distribuição de medicamentos que em 2011 alcança número recorde de itens: são 202 tipos diferentes de remédios, que faz com que para a grande maioria dos problemas diagnosticados a medicação é obtida na própria comunidade.

Área para mecanização será ampliada
Desde 2005, a Prefeitura já distribuiu mais de 150 equipamentos agrícolas para as comunidades que compõem o Barro Alto. Com o fomento do Estado, colonos deram início ao projeto de piscultura e a mecanização deve avançar ainda mais: em reunião com os trabalhadores, o senador Jorge Viana propôs lutar para que a oferta de área mecanizada possa ser ampliada de 1 hectare para 2 ou 3 hectares.  Esse trabalho irá contar com o apoio das secretarias estaduais de Extensão Rural e Produção Familiar  (Seaprof) e de Agricultura e Pecuária (Seap). Em 2010,  o Riozinho do Rôla transbordou, alagando plantações. A Prefeitura interviu realizando gratuitamente a mecanização de um hectare de terra para facilitar a recuperação dos ribeirinhos.

“Hoje, graças ao Presidente Lula 90% da nossa região tem o Luz Para Todos”, lembrou Raimundo Santos, o Raimundinho, um dos mais reconhecidos líderes da comunidade, atualmente  presidente do Sindicato dos Pequenos Agricultores, Extrativistas e Assalariados do Acre (Sinpasa). “Mas não é só isso: veio a luz, a saúde e vai vir muito mais”, com o apoiodo Governador Tião Viana e da Presidente Dilma Russef  vamos assegurar mais invertimentoos nas áreas rurais de Rio Branco, garantiu o prefeito. Angelim deu alento à comunidade ao assegurar que irá trabalhar de modo efetivo para obtenção de recursos para construção da ponte sobre o Riozinho do Rôla, o que irá encurtar distâncias e faciltar o escoamento da produção. A ponte  está orçada em R$1,5 milhão e sua execução depende do aporte financeiro dos Governos Federal, Estadual e Municipal.

Parceria com governo de Tião Viana amplia  oportunidades
A produção de macaxeira, um dos carros-chefes da economia local, agora tem uma cadeia produtivida consolidada com a implantação de uma casa de farinha construídas dentro do padrão adequado à fabricação de alimento.  Todos os projetos contam com apoio do governador Tião Viana.
Os desmatamentos são cada vez menores na região. O uso da mucuna, apesar das dificuldades encontradas pelos comunitários,  é cada vez mais comum. A planta recupera o solo, fixando nitrogênio na terra e combatendo ervas daninhas.  “A cada ano a gente oferece novas alternativas ao uso do fogo e ao desmate”, disse Jorge Rebouças, diretora da Safra.

Sobretudo, aponta Jorge Fadel, titular da Safra, as políticas municipais, as quais receberam o apoio do Governo do Estado e do então Presidente Lula, permitiram a regularização fundiária com conseqüente valorização dos imóveis e a fixação do homem à terra.  Em média, apenas com o trabalho na agricultura, os colonos tem renda mensal de dois salários mínimos.

O senador disse também  que o momento atual é de unir esforços em torno do projeto de desenvolvimento do Estado do Acre, que alcança uma nova fase, de investimentos na produção e industrialização.
 
Jorge Viana assegura luta por melhorias nas comunidades do Riozinho
O senador Jorge Viana estava especialmente feliz pela visita ao Barro Alto. Ele  lembrou do período em que foi prefeito e governador, das caravanas que conduziu subindo e descendo rios, estradas e varadouros –de barco, à  cavalo, carro ou mesmo à pé.  Pedindo aplausos à equipe do programa Saúde na Comunidade, Jorge Viana lembrou também que quando  iniciou o mandato de prefeito  não haviam centros de saúde da Prefeitura em Rio Branco e que Raimundo Angelim deu grandes saltos de qualidade nos serviços de saúde.  A pequena escola de madeira e o posto de saúde de Cajazeira foram construídos ainda quando era governador. A escola foi desenhada pelo ex-governador e então secretário de Educação, Binho Marques.
 
O senador disse também  que o momento atual é de unir esforços em torno do projeto de desenvolvimento do Estado do Acre, que alcança uma nova fase, de investimentos na produção e industrialização.   fez essas citações para declarar o sentimento  de afetividade que o liga às comunidades do Barro Alto e que o Acre vem apresentando sucesso em seus projetos. “A gente veio para visitar outra família nossa, que são vocês”, disse o senador, pedindo que as conquistas do atual projeto político no Estado e na Prefeitura de Rio Branco sejam motivo de alegria e júbilo. “Se a gente não comemorar o que conquistou não somos merecedores de algo maior”, afirmou ao resgatar o apreço que o Presidente Lula tem pelo Acre, garantindo as mais importantes conquistas como o asfaltamento e a construção das grandes pontes da  BR 364 de Rio Branco a Cruzeiro do Sul, além de ramais e eletrificação rural através do programa Luz Para Todos.  A Presidenta Dilma Roussef, disse Jorge Viana, será, assim como Lula,  grande parceira do Acre.
 


Fonte: riobranco.ac.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário