quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Prefeitura asfalta ruas no Nova Estação: qualidade acima de tudo



Foto: Adonay Melo

As obras  sob responsabilidade da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) carregam a marca da qualidade. O asfaltamento das ruas no bairro Nova Estação confirma que o mais importante para a gestão do prefeito Angelim é garantir serviços bem executados e de alta durabilidade. “Para isso, escava-se o quanto for necessário para  remover o solo de má qualidade, chamado de rebaixamento de caixa.  Em seguida, faz-se a escarificação, o gradeamento e a compactação do reforço do subleito”, relatou o engenheiro responsável pelo trecho, Raimundo Nonato.
 
Depois do subleito, é implantado a sub-base, com 20 centímetros, e a base, com 15 centímetros de solo bom trazido de uma jazida localizada há 50 quilômetros do centro de Rio Branco.

Realizado a implantação de sub-base e base –e concluída  a terraplanagem – a via está pronta para receber 5 centímetros de cimento betuminoso usinado à quente (CBUQ).  “O trabalho da Emurb é de alta qualidade, que obedece aos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a pavimentação de vias”, confirmou o engenheiro especialista em asfaltamento, José Carlos, diretor da Emurb.  “Só lançamos o revestimento após parecer favorável da Fundação de Tecnologia do Acre, a Funtac”, completou, lembrando que a Funtac realiza o acompanhamento dos critérios técnicos para terraplanagem e aplicação do asfalto.

São itens como o índice de resistência do material de base (CBR), grau de compactação  e teor de umidade, entre outros, que a Funtac avalia regularmente. Esporadicamente são feitos ensaios de jazida, seguidos de estudo do material, avaliação de sua aplicação e controle tecnológico. “Coletamos o solo rua por rua e o encaminhamos para análise”, realtou o técnico Francisco Pedro, do Laboratório de Solos da Funtac.
 
Na Nova Estação, a Emurb está concluindo  o asfaltamento das ruas Palmares, Libertação, Passarela, Novo Horizonte, Buriti e Ouro Verde, asfaltada em um trecho de 220 metros. Nesta quinta-feira, 3, a Emurb entregou as obras das ruas Passarela (160 metros) e Novo Horizonte (360m). As intervenções estão orçadas em R$8.023.374,39 e incluem a pavimentação e recuperação de 4,1 quilômetros de ruas, a terraplanagem de 16.477 metros de calçadas, 1.729  metros  de ampliação  da rede de água e a drenagem pluvial  de 967 metros, além de sinalização viária, iluminação, terraplanagem e atividades sociais.

As obras são financiadas pelo PAC 2 e pelo Tesouro Municipal. O PAC 2 foi iniciado pelo presidente Lula e está tendo continuidade pela presidenta Dilma Roussef.  “O diferencial é que as ruas estão sendo executadas com drenagem de água pluvial, meio-fio e calçada”, disse o diretor-presidente da Emubr, Jackson Marinheiro.

No escritório técnico, moradores tiram todas as dúvidas
No escritório técnico da Nova Estação, as agentes sociais prestam diariamente cerca de dez atendimentos. Os moradores  procuram principalmente para tirar dúvidas quanto à realização da obra. O escritório técnico agrega toda o esforço da Prefeitura de Rio Branco para prestar apoio aos engenheiros, trabalhadores e moradores em geral durante a realização das obras. Assim, toda esforço  da municipalidade  está envolvida no projeto através do Mutirão Social, que visa reduzir os impactos decorrentes da grande presença de máquinas e trabalhadores na comunidade.

O Mutirão Social envolve  atividades como educação ambiental e sanitária;  ações sócio-educativas, lúdicas, debates e discussões sobre temas de interesse da juventude;  assuntos de gênero, raça e etnia, além de  trabalhos específicos para diminuir os casos de violência contra a mulher e os casos de gravidez na adolescência, saúde da Mulher, prevenção às DST’s/AIDS;  ações para  geração de trabalho e renda com vista ao associativismo e ao cooperativismo, aproveitando as potencialidades de cada comunidade; valorização do patrimônio comunitário, resgate histórico da comunidade e o desenvolvimento de ações integrativas de lazer e recreação.

Conceição Cabral e  Carlos Augusto são vizinhos na rua Libertação, que está sendo asfaltada. Os dois tinham problema em comum a vizinho e na tarde desta quinta-feira foram procurar o engenheiro José Carlos, no escritório técnico, para saber como ficará questões como acúmulo de água e a coleta de esgoto.  “Fomos bem atendidos”, disse Conceição.

“O que me disseram tirou minha dúvida”, completou Carlos Augusto. A Prefeitura recomenda aos moradores que mantenham a atenção ao andar na rua e que tenham cuidado com as crianças, evitando que elas brinquem perto da obra e das máquinas. As pessoas devem observar  áreas que possam oferecer riscos e  manter os animais de estimação presos em casa.

O escritório técnico da Emurb no Nova Estação está localizado na rua Ouro Verde, 173, 3226-5152, e todas as dúvidas serão resolvidas por engenheiros ou pelas assistentes sociais Mary Cristina e Rafaely Eduarda.

O fim do sofrimento com ação integral da PMRB
Especialmente os moradores mais antigos são os que estão mais satisfeitos com as obras. Pessoas como Marlúcia Farias, que vive há 25 anos na rua Libertação. “Sofremos muito aqui. A chegada do asfalto é uma maravilha”, comemorou ela.  Estão  diretamente envolvidas e apoiando as obras e as famílias do Nova Estação,  a Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenadoria Municipal da Mulher, Coordenadoria Municipal da Juventude, Departamento de Administração das Regionais, Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Central de Movimentos Populares, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Associação de Moradores do Bairro Placas, Emurb, Secretaria Municipal de Obras Públicas, Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil.

Durante mais de um ano, uma frente composta por mais de 80 homens e  máquinas leves e pesadas. Ao final, pelo menos 3,2 mil pessoas estarão sendo beneficiadas com as obras.

Angelim quer aproveitar ao máximo o verão
Conforme assegurou Jackson Marinheiro, todas as ruas iniciadas serão concluídas com pavimentação ainda este ano. As demais, por causa do avanço do inverno, serão realizada no próximo ano.  Asfaltadas, as  ruas passam a dez metros de largura levando em conta 3 metros de calçada (1,5m de cada lado).

O leito terá sete metros de  largura com sinalização vertical e horizontal. Quando toda infraestrutura estiver pronta,  o bairro Nova Estação estará beneficiado com a pavimentação de mais de 20 ruas, entre as quais a Travessa João Câncio I, Rua Macapá, Rua Formosa, Rua Palmares, Rua Buriti, Rua Libertação, Rua Passarela, Travessa Brasileia, Travessa Gravataí, Rua Ouro Verde, Rua Rafael, Rua Corumbá, Rua Novo Horizonte, Rua Altamira, Travessa Tefé, Rua São Luiz, Rua da Paz, Rua Londrina, Rua Marivan de Oliveira, Rua Nossa Senhora de Fátima, Travessa Altamira. “O prefeito Angelim solicitou que aproveitássemos ao máximo este verão”, disse Jackson.

PAVIMENTAÇÃO DE RUAS DO BAIRRO NOVA ESTAÇÃO
4,1 quilômetros de pavimentação de ruas
16.477 metros de calçadas
1.729  metros de ampliação  da rede de água
967 metros de drenagem pluvial urbana
Rede de água
Iluminação
Sinalização viária
Atividades sociais com grupos de convivência, recreação, reuniões comunitária e palestras
 

Fonte: riobranco.ac.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário