segunda-feira, 30 de abril de 2012

A Frente Popular fecha debate sobre planejamento, infraestrutura e mobilidade urbana


A militância dos dez partidos que compõem a Frente Popular do Acre (FPA) lotou o auditório da Seaprof onde foram discutidos durante toda a manhã de sábado os principais pontos das políticas públicas relacionadas a planejamento, infraestrutura e mobilidade urbana na cidade de Rio Branco. O evento, que faz parte do ciclo de seminários temáticos da FPA, teve apresentações de gestores especialistas e participação de presidentes de bairros, autoridades e militantes dispostos a contribuir com a elaboração do plano de governo do candidato Marcus Alexandre.

O primeiro a fazer uso da palavra foi o secretário municipal de Planejamento Urbano, José Otávio, que apresentou estudos realizados ao longo dos últimos anos para a construção do plano diretor de Rio Branco. “Finalmente temos um plano diretor que orienta a melhor maneira da cidade crescer, no entanto ele é recente, pois o poder público só deu a atenção necessária a partir do primeiro mandato da FPA”, afirmou o secretário.

Outro palestrante do evento foi o diretor da RBTrans, Ricardo Torres, que falou da necessidade de investir os recursos de maneira preventiva e não paliativa. “Hoje o RBTrans é modelo no transporte de pessoas portadoras de necessidades especiais, temos veículos exclusivos para cadeirantes que atendem os usuários na porta de casa e ônibus novos mas ainda temos muitos problemas, o maior de todos é o custo do serviço”, comentou o palestrante.

Outro ponto ressaltado pelo engenheiro Ricardo Torres foi acerca da necessidade de desafogar a malha viária urbana através da criação de alternativas, como urbanização de novas avenidas, criação de corredores exclusivos para o transporte público em regiões específicas e mudança de alguns serviços essenciais, já que praticamente todos se concentram no centro da cidade e findam por causar transtornos diários ao trânsito.

O diretor da Emurb, Jackson Marinheiro, também proferiu palestra no seminário e apresentou várias propostas com ênfase nos comerciantes do centro da cidade, como por exemplo, a transformação do camelódromo em um shopping popular através da urbanização do entorno do terminal urbano.

O presidente estadual do PSB, Gabriel Maia, agradeceu presença em massa dos militantes da Frente Popular que lotaram o auditório da Seaprof. “Mais uma vez nossa frente prova sua força e união quando se reúne para debater democraticamente o documento que vai balizar nosso plano de governo”, destaca Gabriel.

Durante o evento vários militantes e representantes de bairros colocaram suas considerações e contribuíram com sugestões para a elaboração do caderno de propostas, pelo menos 150 pessoas participaram do seminário.


Fonte: ptac.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário