quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ministra dos Direitos Humanos visita o Centro Socioeducativo Acre



Adolescentes em medidas socioeducativas e servidores do
Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) participaram da solenidade
(Foto: Brenna Amâncio/ISE)



A ministra de Estado e chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, veio ao Acre participar da Segunda Caravana de Direitos Humanos pelo Brasil. Durante a visita, a ministra aproveitou para conhecer o Centro Socioeducativo Acre. A visita aconteceu nesta quarta-feira, 30.

Adolescentes em medidas socioeducativas e servidores do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) participaram da solenidade.

A apresentação de dança do grupo Apocalipse Boys, formado por socioeducandos do CS Juruá, representou os demais jovens do sistema socioeducativo e mostrou a todos que, além de tudo, eles ainda são adolescentes. O grupo veio a Rio Branco especialmente para conhecer a ministra. “Foi um sonho tudo isso”, afirmou um dos adolescentes.
 
Segundo a ministra Maria do Rosário, a socioeducação ainda é a melhor saída para a transformação de adolescentes em conflito com a lei. “No Brasil está acontecendo um debate sobre se vale a pena continuarmos nessa ideia de socioeducação. Algumas pessoas têm uma visão punitiva, de que o adolescente precisa pagar pelo que fez como em um sistema penitenciário, indo contra o que está no Estatuto da Criança e do Adolescente. Mas nós não concordamos com isso, e se for preciso, a gente vai à luta. O que é o socioeducativo? É o atendimento social e a oportunidade de educação. Os jovens que chegam aqui na maioria não tiveram muitas oportunidades, não estavam muito bem nos estudos. A intenção é mostrar para a família de vocês e para a comunidade que vocês são inteligentes e capazes de mudar de vida”, declarou.

De acordo com o presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Henrique Corinto, os adolescentes precisam "agarrar" as oportunidades oferecidas nas medidas socioeducativas. “Esse é o momento de vocês analisarem o que realmente é bom para a vida. Estudem, cresçam e mostrem para a sociedade o quanto são importantes. Nós acreditamos em vocês e no melhor”, incentiva.

O evento também contou com a presença do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, do deputado federal Sibá Machado, do secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Torres, do assessor de Juventude do governo, Thiago Higino, e do assessor da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos em São Paulo, padre Agnaldo Soares Lima.

Fonte: Agênca Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário