quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Aníbal Diniz PT-AC é indicado para substituir Marta Suplicy na vice-presidência do Senado

 
A bancada do PT no Senado escolheu, nesta quarta-feira (12), por unanimidade, o senador Aníbal Diniz (AC) para a vice-presidência do Senado, o segundo cargo mais importante da Casa. A indicação do nome do senador ainda será votada em plenário, e ocorre em substituição à senadora Marta Suplicy (PT-SP), que assume o cargo de ministra da Cultura.

Senador Aníbal Diniz presidindo sessão da Comissão de Relações Exteriores

Atuante no Senado, Aníbal Diniz é hoje titular de três comissões temáticas permanentes: da CCT (Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática), da CMA (Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle), e da CRE (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional).

É também membro titular da Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, e da Subcomissão Permanente da Água. Integra, como suplente, a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), a CDH (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa), a CE (Comissão de Educação, Cultura e Esporte) e o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Atualmente, tramitam no Senado três PLS (Projeto de Lei do Senado) de autoria do senador Aníbal Diniz:

O PLS 275/2011, que altera a Lei nº 11.345, de 14 de setembro de 2006, que cria a "Timemania" e fixa novos percentuais de destinação de recursos aos clubes de futebol profissional para ampliar as possibilidades de parcelamento de débitos das entidades;

O PLS 682/2011, que altera a Lei nº 6.194, de 19 de dezembro de 1974, para ampliar as coberturas do seguro obrigatório de veículos automotores e permitir ao consumidor a escolha da seguradora; e o

O PLS 696/2011, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para determinar a obrigatoriedade da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pelos concluintes do ensino médio.

O senador é autor ainda do Projeto de Decreto Legislativo que convoca plebiscito sobre a alteração do horário legal dos Estados do Acre, do Amazonas e do Pará (PDS 77/2012).

Biografia - Nascido em 1962, no município de Luiziânia (PR), então um distrito de Campo Mourão, Aníbal Diniz mudou-se para o Acre, com a família, antes de completar 15 anos. Alguns anos depois, ingressou no seminário em Sena Madureira, no Vale do Acre, onde viveu até 1981.

No seminário, Aníbal conheceu pessoas que lhe despertaram para a política, como o padre italiano Paolino Baldassarri. Na luta pelo bem comum, participou do processo de fundação e legalização do Partido dos Trabalhadores no Estado.

Graduou-se em História, mas atuou também como jornalista. Foi secretário de Estado de Comunicação por 12 anos nos governos do PT e da Frente Popular do Acre, primeiro com o ex-governador Jorge Viana e, depois, com o ex-governador Binho Marques.

Em dezembro 2010, Aníbal Diniz entregou o cargo de secretário do Estado para assumir a vaga de Senador da República no lugar do titular Tião Viana – que disputou e venceu as eleições pelo governo do Acre.

No primeiro ano de mandato, em 2011, o senador Aníbal Diniz figurou no sétimo lugar no ranking dos melhores senadores do país, em levantamento feito pelo Núcleo de Estudos do Congresso (NECON) da Universidade do Rio de Janeiro em parceria com a revista Veja.

Fonte: PT/AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário