quinta-feira, 16 de junho de 2011

Água 24 Horas no Calafate: participação da comunidade é fundamental


Foto: Marcos Vicentti
O  programa Água 24 Horas está prestes a chegar ao  Portal da Amazônia, na região do Calafate. Para que o projeto se consolide, os moradores estão sendo convocados a ajudar o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) a adotar algumas medidas de combate ao vazamento e e ao desperdício, como a instalação de bóias nas caixas d´água, instalação de registro e conserto de todos os vazamentos que existirem na rede doméstica. O Saerb garante a qualidade do serviço na rede de rua, que é pública e pede que a população faça sua parte, cuidando do encanamento nas  residências.
 
O Programa Água 24 Horas está sendo possibilitado pela parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Saneamento). No âmbito administrativo,  o  Água 24 Horas é  denominado de Plano de Intervenção de Água de  em Rio Branco. Os estudos identificaram que o grande problema para um abastecimento regular é a intermitência.
 
Na região do Calafate o Saerb começou o programa pelo Portal da Amazônia porque o bairro está situado na parte baixa daquela região. Ao garantir qualidade no abastecimento, sem interrupções, vazamentos e desperdícios, a água chegará à parte alta com segurança e estabilidade. Caso contrário, lembrou o presidente do Saerb, Eduardo Vieira, o fornecimento sem intermitência estará comprometido para toda a comunidade. “Por isso, em todos os nossos serviços  é fundamental a participação da comunidade”, reafirmou Eduardo Vieira.

O programa está sendo implantado por etapas e todo o processo estará concluído nos próximos trinta dias.  Nesta primeira fase, agentes sociais do Saerb estão visitando  as residências informando sobre as medidas que devem ser adotadas para  garantir abastecimento sem interrupções, como a instalação de bóias, torneiras  e registros  e a adoção de  cuidados  com a manutenção da rede interna para evitar vazamentos. A tubulação sofre com alguns fenômenos, como a entrada de ar quando está seca, o que a faz romper piorando o abastecimento em grandes regiões. Para acabar com isso, o Saerb está eliminando os rodízios no fornecimento usando a tecnologia de controle operacional.

O presidente do Saerb inspecionou  nesta quinta-feira, 16, a execução do programa. Eduardo Vieira estava acompanhado de assessores, da diretora técnica do Saerb, Carmem Nardino, e do vice-presidente da Associação dos Moradores do bairro Portal da Amazônia, Pedro Girão.

Trabalho social para conscientizar população sobre cuidados para se ter água 24 horas
O programa já existe nos bairros Irineu Serra e Custódio Freire  e avança pela cidade com recursos do PAC 2.  Os bairros  do Calafate terão hidrômetros em 100% dos imóveis. “Já percorremos mais de vinte ruas, casa a casa, conversando com os moradores”, informou Péricles Oliveira, agente social. No Calafate, a taxa de perda chega a 68% do total fornecido. O Água 24 Horas  é também  resultado do compromisso do ex-Presidente Lula com o povo do Acre uma vez que os primeiros projetos estão ligados à versão pioneira do PAC,   e se trata de um sistema dos mais complexos já administrados pelo Saerb, uma vez que para levar a água de modo definitivo e permanente  ao Calafate está sendo  necessário série de serviços.

Água 24 Horas tem parceria dos governos estadual e federal
O programa tem a parceria do Governo do Estado e fará a eliminação  de vazamentos na rede, padronização das ligações e instalação dos hidrômetros nos bairros e loteamentos Portal da Amazônia, Waldemar Maciel, Morada Nova, Israel Lira, Novo Calafate, Laélia Alcântara, Ilson Ribeiro, PAR Calafate e São Miguel. Internamente, o Água 24 Horas é denominado de Plano de Intervenção de Água de em Rio Branco.

A tubulação sofre com alguns fenômenos, como a entrada de ar quando está seca, o que a faz romper piorando o abastecimento em grandes regiões.  Para acabar com isso, o Saerb está eliminando  os rodízios no fornecimento usando a tecnologia de controle operacional. Mesmo enfrentando dificuldades, o Água 24 Horas avança pela cidade com recursos. Os bairros que compreendem a grande região do Calafate terão hidrômetros em 100% dos imóveis,  que é parte do conjunto de ações que o Saerb  mantém para se tornar  auto-sustentável. 

Líder comunitário pede envolvimento  de todos
Para Pedro Girão, a população deve estar completamente envolvida nesse processo. Na frente da  casa de dona  Elisa de Castro funciona a Igreja Evangélica Assembleia de Deus e ali moram várias pessoas. Ela se disse disposta a atuar conjuntamente ao Saerb para combater os vazamentos e os desperdícios. “Vou fazer o que tiver de ser feito para que esse projeto, que parece ser  tão bom, possa chegar a nossa casa”, disse dona Elisa.

 Pedro Girão disse que vem realizando várias reuniões com os moradores para que eles possam cada vez mais participar do programa. “Quando a gente desperdiça água, falta para o vizinho”, disse.

OS NÚMEROS
2,5
mil hidrômetros estão sendo instalados na região do Calafate como ação do programa Água 24 Horas.
700
mil reais é o custo estimado da implantação do Água 24 Horas no Calafate.
 


Fonte: riobranco.ac.gov.br












Nenhum comentário:

Postar um comentário