segunda-feira, 13 de junho de 2011

Governo e Prefeitura intensificam pavimentação de ruas nos bairros de Rio Branco



Foto: Marcos Vicentti

O governador Tião Viana e o prefeito Raimundo Angelim visitaram nesta segunda-feira, 13, ruas que estão sendo pavimentadas em tijolo ou asfalto (com tratamento superficial duplo e simples) através do  programa Ruas do Povo. Angelim e Tião percorreram os lotes 8 e 9 da parte do programa que vem executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e  Infraestrutura Aeroportuária do Acre (Deracre) e pela Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb).

“É o início de uma grande transformação  de Rio Branco”, disse o prefeito, lembrando que a Prefeitura mantém frentes de asfaltamento, com iniciativa própria e recursos do município, na região do bairo da Paz e João Eduardo,  e há em andamento projeto para asfaltamento de mais 41 quilômetros com recursos da segunda fase do  Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
 
As ruas visitadas –Williams e Lourenço Lopes - estão localizadas nos bairros Terminal da Cadeia Velha e Chico Mendes, que provam a versatilidade da parceria estabelecida entre Governo e Prefeitura para a melhoria da condição viária da capital: a primeira está sendo pavimentada com tijolos e a segunda recebeu tratamento superficial simples. Em caráter imediato, o programa  realiza a pavimentação de sete quilômetros de ruas na capital.  Em nível estadual, o Ruas do Povo é coordenado pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), dirigido por Gildo César, que tem grande experiência na área.
 
A prioridade de tijolos seria  para fortalecer as olarias e a geração de empregos na Capital.  O esforço do governador Tião Viana e do prefeito Raimundo Angelim visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas porque o programa de pavimentação prevê estrutura de saneamento básico também. 

Nessa primeira etapa, Prefeitura e Governo irão pavimentar 134 quilômetros  das ruas e vias de Rio Branco, gerando emprego e fortalecendo setores da iniciativa privada para abertura de novos postos de trabalho na capital. No lançamento do programa, há menos de três meses, as empresas de construção Ábaco, Adin, MAV, Encon e Etenge a realizar o  asfaltamento de 25,4 quilômetros  de 82 ruas de 22 bairros de Rio Branco. São eles: Santa Inês, Mauri Sergio, Areal, João Eduardo II, Aurton Sena, Boa Vista,  Plácido de Castro, Bahia Nova, João Eduardo I,  Novo Horizionte,  Pedro Roseno,  Vila Tiradentes,  Bairro da Paz, Terminal da Cadeia Velha,  Placas, Chico Mendes,  Vitória, Alto Alegre,  Montanhês, Defesa  Civil e Tancredo Neves.  O valor desse projeto é de R$9 milhões. Tão logo o serviço de pavimentação esteja em fase de conclusão, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) realiza ações de roço, capina e retirada de entulho das vias beneficiadas e adjacentes. Essa operação foi realizada nesta segunda-feira no Terminal da Cadeia Velha.

Angelim destaca parceria com comunidade,  Estado e Governo Federal
Angelim destacou o esforço do governador Tião Viana e da Presidente Dilma Roussef em implementar o programa e ajudar o Acre a se desenvolver.  Concebido por Tião Viana ainda na época da campanha para governador, o Ruas do Povo está realizando, de modo imediato, a execução da pavimentação de 24 quilômetros de ruas e vias principais da cidade em regime de urgência. No começo do ano, Tião Viana assinou  a ordem de serviço para licitação de mais 134 quilômetros de pavimentação, que é o início do programa em Rio Branco ao custo de R$105 milhões em recursos do BNDES.  Do universo de ruas em Rio Branco existem 303 quilômetros de vias que ainda não estão pavimentadas.  Serão pavimentados 4.550 milhões de metros quadrados de vias, utilizados 318 milhões de tijolos e 1.820 milhões de metros cúbicos de materiais.

Deracre exalta trabalho da Emurb
O diretor-presidente do Deracre, Marcus Alexandre, parabenizou o trabalho da Emurb. Para ele, a empresa conseguiu avançar muito rapídamente, em menos tempo que o convencional. “A administração direta e a experiência da Emurb fez com que acelerasse o processo. O Deracre está muito contente com isso”, disse Marcus.

Todas as frentes de obras estão no âmbito do programa Estadual de Pavimentação de Vias Urbanas que fará o asfaltamento de todas as ruas de todos as cidades do Acre com cimento asfáltico ou tijolo  maciço.   A visita contou a participação de  secretários de Estado e do Município de Rio Branco, empresários, lideranças comunitárias e classistas. 

Tião Viana: “queremos romper com passado de dificuldades”
O governador Tião Viana voltou a destacar  que o Ruas dos Povo é  um dos mais importantes programas de seu governo, que  influenciará na   qualidade de vida das populações de todos os municípios do Estado, bem como deve gerar emprego e renda em diversos setores da economia.
A visita e as declarações de Angelim e Tião Viana mostram o desafio que todos devem enfrentar para garantir o sucesso do programa apesar dos grandes avanços durante a gestão da Frente Popular do Acre na capital:  Metade de tudo o que foi asfaltado em Rio Branco o foi feito na gestão de Raimundo Angelim.

“Nosso esforço é esse, de romper com aquele passado de dificuldade de ir e vir das pessoas”, disse o governador, lembrando que o projeto não será implementado da noite para o dia e que os moradores devem ter paciência porque a execução do programa se dará ao longo dos próximos anos.

Lideranças lembram que são vários os benefícios
O programa tem ações importantes,  como a  identificação com nome  e o CEP de todas as ruas que estão sendo pavimentadas.   À medida em que o programa vai sendo executado, as ruas todas estarão identificadas, facilitando os serviços da Prefeitura, Estado, Correios e demais órgãos. “Aqui era uma área isolada, sem acesso. Esse trabalho de tirar essas ruas do isolamento começou com Angelim, teve continuidade com o governador Binho Marques e agora avança com Tião Viana”, disse o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Chico Mendes, Sebastião Gracino, confirmando que a pavimentação agrega vários outros benefícios para a comunidade.

“Em vista do que era, hoje esse trabalho  está sendo agradecido pela comunidade”, completou o presidente da União das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb), Gilson Albuquerque.

O conselheiro da Regional 2, Pedro Secato, disse tratar-se de um sonho que Governo e Prefeitura estavam realizando para a população do Terminal da Cadeia Velha. “Não deixa de ser um sonho realizado. Para quem conheceu esta rua, lembra que era um chavascal”, disse o conselheiro.
 

Fonte: riobranco.ac.gov.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário