sexta-feira, 2 de março de 2012

Angelim, Tião e parceiros lançam operação de limpeza e reconstrução de Rio Branco




Foto: Marcos Vicentti
O prefeito Raimundo Angelim e o governador Tião Viana, em parceria com o Exército Brasileiro e várias instituições municipais, estaduais e federais, lançaram oficialmente nesta sexta-feira, 3, a operação de limpeza e reconstrução das áreas afetadas pela enchente do rio Acre em Rio Branco. “Esta é uma guerra da paz, do zelo e do carinho”, disse o prefeito ao pedir esforço de gestores e trabalhadores. O rio  vem vazando muito nos últimos dias e, na avaliação da Defesa Civil, esta é a  pior fase por conta do grande  trabalho de limpeza que tem de ser feito –e os trabalhos já estão sendo executados em dez bairros e, no total, alcançará 32 bairros até o final de março.  Trinta equipes de homens e máquinas estarão nessas localidades com serviços de capina, roço, remoção da lama, areia e aplicação de jatos de água. Haverá distribuição de material de limpeza para os moradores.
 
A cerimônia foi realizada às 7h30 em frente ao Palácio Rio Branco e reuniu trabalhadores e os principais parceiros da operação, como o general-de-Brigada Ubiratan Poty, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, de Porto Velho, e Marcos Alexandre, diretor-presidente do Deracre e vice-coordenador da operação de limpeza e reconstrução da capital, além do deputado estadual Walter Prado, representante da Assembleia Legislativa; o deputado federal Sibá Machado e o senador Jorge Viana.  Compareceram também o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Ronald Polanco, o secretário de Serviços Urbanos, Cezário Braga, a Chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, Marcia Regina, gestores e técnicos da Defesa Civil.

No total, 500 homens e 280 máquinas e equipamentos  (divididos em trinta frentes) estão nos bairros. O vice-coordenador da operação, Marcos Alexandre, pediu aos trabalhadores sensibilidade no trato com as pessoas, bastante fragilizadas neste momento de dificuldade.  “Estamos unidos –governo, prefeitura contando com apoio do Exército para limpeza dos bairros e apoio aos bairros atingidos pela enchente”, disse Marcos, que prestou homenagem ao voluntário Alan Felipe com um minuto de palmas para o jovem que morreu eletrocutado no bairro Seis de Agosto durante operação de auxílios às famílias flageladas pela cheia.

Toneladas de entulhos são retirados e levados para aterro específico
As ações já começaram. Homens da Semsur já passaram por várias áreas onde é possível trabalhar. À medida que as águas recuam, os trabalhos avançam com varrição, raspagem   e aplicação de jatos de água para remover o lodo de ruas e calçadas.

Todo o material removido pelas frentes está sendo levado para o aterro de inertes, localizado na Estrada Transacreana. Apenas na parte da manhã desta sexta-feira,  cerca de 300 metros cúbicos de resíduos (restos de móveis, madeira, galhos) chegaram ao aterro. O deputado Walter Prado destacou a organização no atendimento às vítima: “nunca vi uma ação tão planejada e com tanto amor no coração”, afirmou o parlamentar, que mora nas proximidades do Deracre e acompanha a movimentação do programa  ´Governo e Prefeitura Recuperando Rio Branco´.

General Poty: EB estende sua mão amiga
O general Poty lembrou que o  Exército estende sua mão amiga nas ações de socorro às vítimas da enchente. “É com grande satisfação  que estamos aqui ombreando com todos neste momento”, disse Poty, elencando as atividades até então desenvolvidas por homens do 4º BIS, 7º BEC, 17ª BIS e Brigada de Humaitá nas regiões que mais precisam. Em Rio Branco, os militares ajudaram na remoção das famílias dos bairros alagados, entrega de sacolões e socorro aéreo em cidades remotas, como Santa Rosa do Purus.  “É com orgulho e grande satisfação  que sentimos a sensação do dever cumprido”, completou Poty.
 
Esta semana a Presidente Dilma Roussef ligou para o governador Tião Viana solidarizando-se com o Acre e hipotecando apoio às famílias afligidas. Nove ministérios estão diretamente envolvidos com a questão.

Vias não afetadas diretamente passam por manutenção permanente
E como demonstração de que os serviços de recuperação de vias não afetadas diretamente pela alagação mas prejudicadas pela intensidade  das chuvas seguem a todo vapor, o prefeito Raimundo Angelim inspecionou nesta sexta-feira, o serviço de tapa-buraco e recomposição asfáltica  na Estrada da Sobral, um dos maiores corredores de ônibus de Rio Branco. “Nossa prioridade é esta, as vias de grande fluxo, os corredores de ônibus”, disse Angelim. Essas atividades se somam à operação de limpeza e reconstrução das vias diretamente prejudicadas pela cheia.
 
Em alguns pontos de diferentes ruas e avenidas, ocorreu  o surgimento de buracos com a baixa do rio. as vias. “Após o serviço de limpeza e retirada de lama das ruas, é que se pode avaliar o estrago causado. Equipes estão fazendo levantamento dos custos e elaboração de uma planilha para que o prefeito possa avaliar a dimensão dos trabalhos que devem ser realizados”, observou o diretor-presidente da Emurb, Jackson Marinheiro.
 
Ruas de grande movimento como Avenida Ceará, Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, e Boulevard Augusto Monteiro  já passaram inteiramente  por manutenção asfáltica este ano. Ao longo desta semana os trabalhos continuam na estrada da Sobral, Estrada do São Francisco, Tancredo Neves, Rua Isaura Parente, Rua Santa Maria (Bairro João Eduardo) e Rua Guaraní (Bairro Aviário).

“As pessoas precisam de nós, das mãos de vocês”, diz Tião Viana
“Nós estamos juntos nessa caminhada. Aquelas pessoas precisam de nós, precisam das mãos calejadas que vão para ajudar”. A declaração do governador Tião Viana ao mesmo tempo agradece e exorta ao envolvimento dos trabalhadores e gestores no atendimento às famílias flageladas.  “Só a expressão de vontade de vocês  é que vai permitir o sucesso”, completou Tião, que ao final do lançamento da operação viajou para Brasiléia e Xapuri para seguir prestando apoio às prefeituras. Essas cidades também foram duramente castigadas pelas enchentes.

Fonte: riobranco.ac.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário