quarta-feira, 30 de maio de 2012

Angelim recebe prêmio ODM por combate à miséria em Rio Branco


O prefeito Raimundo Angelim recebeu nesta quarta-feira, 30, mais uma versão do Prêmio ODM pela prática 1, que é, na avaliação da ONU: Organização Social: uma Estratégia de Cooperação, Renda e Cidadania. Esta prática se resume nas seguintes Ações: Projeto Jardinagem Comunitária, iniciativa da Coordenadoria Municipal da Mulher; Projeto Hortas comunitárias nos Vazios urbanos, iniciativa da Coordenadoria Municipal de Economia Solidária e Feiras de Agricultura familiar nos bairros, Coordenadas pela Secretaria Municipal de Agricultura. Os empreendimentos beneficiam famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social e mulheres vítimas de violência, totalizando 4.600 pessoas. “É um prêmio importante, que valoriza nossa cidade”, disse o prefeito Raimundo Angelim.
 
O prêmio foi recebido diretamente das mãos da Presidenta Dilma Roussef.  Para ela, “o Prêmio representa muito, pois reafirma a causa da justiça social, do combate à exclusão e da construção de um país sem pobreza, que precisa do engajamento de todos, sem exceção”. A presidenta afirmou ainda que “nesse ato, reconhecemos o quanto dependemos da mobilização de todos para atingirmos os nossos objetivos”.
 
Na cerimônia de premiação estavam presentes, além da presidenta, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria - Geral da Presidência da República); Helen Clark, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – entidade patrocinadora do evento em parceria com o governo federal- e de Rodrigo Rocha Loures, do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
 
O Prêmio ODM Brasil é uma iniciativa arrojada no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o PNUD e com o MNCS.  A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap.

O prefeito Raimundo Angelim foi quem recebeu o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio pelos subprojetos de jardinagem comunitária, hortas comunitárias, feiras de economia e agricultura familiar.  O projeto “Organização Social: uma Estratégia de Cooperação, Renda e Cidadania”, que engloba ações ligadas à economia solidária, deu ao município de Rio Branco mais esta importante honraria. Dele participam as Coordenadorias da Mulher, Economia Solidária e a Secretaria de Agricultura e Floresta (Safra) com as ações de jardinagem comunitária, hortas comunitárias e feiras livres nos bairros.
 
Iniciativa pioneira no mundo, o ODM foi proposto pelo governo brasileiro em 2004 e conta com apoio do programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD) do Movimento Nacional Pela Cidadania e Solidariedade e de um conjunto de empresas e associações do setor privado. Em 2005, o prefeito Raimundo Angelim foi estimulado, pelo então secretário-geral da Presidência, Luiz Dulcci, a participar do concurso. Naquele ano, a  Casa Rosa Mulher e outras 26 iniciativas foram declaradas vencedoras  por um júri de especialistas por atuar para a inclusão social, alcance da cidadania e promoção dos direitos humanos e ajudar o Brasil a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
 
Nesta edição, o Prêmio ODM Brasil recebeu 1.638 práticas inscritas – sendo 918 de organizações e 720  de prefeituras. Do total das inscrições, 51 práticas foram pré-selecionadas e visitadas in loco por um Comitê Técnico integrado por representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap. A avaliação foi baseada nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; perspectiva de continuidade ou replicabilidade; integração com outras políticas; participação da comunidade; existência de parcerias; e manutenção da qualidade nos serviços prestados.
 
Ações em favor da mulher e da economia solidária
As ações contidas no projeto de Rio Branco são:  Jardinagem Comunitária, iniciativa da Coordenadoria Municipal da Mulher; Projeto Hortas comunitárias nos Vazios urbanos, iniciativa da Coordenadoria Municipal de Economia Solidária e Feiras de Agricultura familiar nos bairros, Coordenadas pela Secretaria Municipal de Agricultura.  Os empreendimentos beneficiam famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social e mulheres vítimas de violência, totalizando 4.600 pessoas.
 
O prêmio colhe os frutos de um trabalho bem feito, na avaliação de Rosali Scalabrin, secretária municipal da Mulher.  Mostra também o quanto a força da mulher aparece  nessas realizações. “As mulheres mostram sua força.  Percebemos o quanto suas ações são positivas, e o quanto elas mostram seu potencial quando têm essa oportunidade. A maior parte desses trabalhos é realizada por elas, e devemos muito desse prêmio às mulheres”, destacou Rosali  por ocasião do anúncio do  prêmio.
 
Senador Aníbal destaca ações da prefeitura da capital
A honraria foi destacada em plenário mais uma vez pelo senador Aníbal Diniz. Ele elogiou não apenas o prefeito Raimundo Angelim, mas também os demais agraciados. A conquista do prêmio havia sido revelada pelo senador, também em plenário, no início deste mês. “Eu disse na ocasião e repito agora: esta é uma notícia que diz respeito à gestão pública e que, de certa forma, serve de inspiração para muitas administrações, tanto das prefeituras quanto dos estados da federação”.


Fonte: riobranco.ac.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário