quarta-feira, 30 de maio de 2012

Governos federal, do Acre e de Rio Branco celebram pacto contra o uso de drogas

O governador em exercício César Messias, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki e a secretária Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, acompanharam o encerramento da reunião de trabalho que teve como tema “Crack, é possível vencer” (Foto: Val Fernandes)

O governador em exercício César Messias, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e a Ministra Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, acompanharam o encerramento da reunião de trabalho que teve como tema “Crack, é Possível Vencer”. Durante dois dias, representantes dos governos federal, do Acre e de Rio Branco nas mais diversas áreas de atuação, como saúde, assistência social e segurança, do Ministério Público e do Judiciário, estiveram reunidos para debater as ações planejadas pelo governo federal para o enfrentamento ao crack e outras drogas.
 
Entre os temas em discussão estiveram os diagnósticos preliminares sobre a realidade local, proposta conjunta de plano de ação e instâncias de gestão locais para assegurar intersetorialidade. “Estabelecemos prazos, discutimos estratégias conjuntas. Uma das ações que serão desenvolvidas com os recursos financeiros será a implantação de unidades móveis de videomonitoramento”, destacou o secretário de Segurança, Ildor Reni Graebner.

Para a secretária nacional a agenda de trabalho em Rio Branco, o encontro foi bastante positivo, por ter proporcionado a troca de informações que são importantes na formulação e implantação de políticas públicas voltadas aos usuários de drogas, não de forma repressiva, mas preventiva e de acompanhamento. “Ressalto a participação das esferas públicas. Temos um alinhamento conceitual. Hoje definimos um cronograma de ações que serão desencadeadas no momento em que for concretizada adesão ao programa nacional”, relatou.

O cronograma de trabalho inclui ações nas áreas de assistência social, saúde e segurança pública. Foi definida uma área de atuação inicial, chamada de território de prioridade, que inclui os bairros Preventório, Base e parte do Cidade Nova, podendo ser estendido para o Taquari. Serão implantados mais um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), um Centro Especializado em Morador de Rua, unidade de acolhimento com capacidade para 50 pessoas, um consultório de rua e um Centro de Atenção Psicossocial para acolhimento 24 horas.  O pacto inclui ainda o aumento do número de leitos no hospital de urgência e emergência e trabalho com adolescentes em conflito com a lei.

“A integração dos governos mostra a importância da causa em garantir os direitos de resgate da dignidade das pessoas usuárias de drogas. Esses encontros são necessários para organizar as ações. O trabalho redesenha a política pública de enfrentamento às drogas, de forma mais efetiva, por isso a importância do diálogo federativo. Precisamos afastar os usuários das condições de sofrimento. Estamos potencializando as ações trabalhando em rede”, enfatizou Maria do Rosário.

O governador em exercício completou dizendo que a luta contra as drogas é "silenciosa" e deve ser enfrentada de frente. “Estamos dando um passo extraordinário para vencer essa guerra. Quero parabenizar a presidente Dilma pela coragem de enfrentar o problema.”



Fonte: Agência Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário