quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Suspensão da divulgação da Pesquisa Ibope no Acre é repudiada



Considerando lamentável e preocupante a suspensão da divulgação da pesquisa Ibope de preferência para a Prefeitura de Rio Branco, que seria levada ao ar na última sexta-feira (17) pela TV Acre, afiliada da Rede Globo de Televisão, o senador Aníbal Diniz (PT-AC) subiu a tribuna do Senado na sessão desta segunda-feira (20) para exigir que o eleitor acreano seja respeitado no seu direito à informação.

Para o senador, mostrar os números e fazer com que a população tenha acesso a essa informação é algo absolutamente natural e, portanto, repudiou a atitude do candidato do PSDB, Tião Bocalom que, após protocolar ação judicial questionando a metodologia utilizada pelos pesquisadores, conseguiu impedir o eleitor acreano, particularmente de Rio Branco, de conhecer os números do Ibope, enquanto os eleitores de outras cidades brasileiras estão tendo livre acesso à informação e acompanhando o desempenho dos seus candidatos em todas as pesquisas. “A postura autoritária do candidato Tião Bocalom é algo inadmissível”, enfatizou.

Aníbal disse que independentemente dos números é direito do eleitor acompanhar as pesquisas e citou como exemplos os resultados em várias cidades. “Imaginem se o Partido dos Trabalhadores em São Paulo, por exemplo, entrar com uma ação para impedir que seja divulgada pesquisa para maquiar que o nosso candidato lá está precisando ampliar seus índices, então da mesma forma que há respeito ao eleitor paulista, estou aqui para exigir respeito ao eleitor acreano. O eleitor acreano tem o direito de saber o que está sendo obtido nessas aferições”, ressaltou o senador.

Ele lembrou que o Ibope é reconhecido em todo o país e está entre as 12 empresas de pesquisa do Mundo. “Eu não tenho procuração para falar em nome do Ibope, mas imagino que o Ibope não aplicou um tipo de metodologia para cada capital. E nós não temos notícia de cerceamento da veiculação de informação a respeito das pesquisas porque os números são voláteis, são apenas retrato de um momento”, disse.

Lembrando que o direito à informação está assegurado na Constituição Federal, o senador Aníbal lamentou o episódio. “Não podemos permitir que essa postura de absoluta intolerância ganhe guarida, cresça e se espalhe do jeito que está se espalhando no Acre”, destacou.

Antes de finalizar, o senador reconheceu a importância do papel da Justiça Eleitoral, mas disse que o que se vê no Acre, desde eleições passadas, é uma “judicialização” das campanhas eleitorais. “Essa censura provocada pelo candidato Tião Bocalom, além de atentar contra o direito constitucional à informação, atenta contra o Estado democrático de direito e é um sinal claro de seu desgaste eleitoral”, acrescentou.

Por fim, ressaltando a boa convivência com os senadores de todos os partidos no dia a dia do Senado, mencionou que o PSDB tem pessoas brilhantes, mas que o mesmo não poderia dizer em relação aos que estão na linha de frente do partido no Acre.

Fonte: PT/AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário