segunda-feira, 16 de maio de 2011

Vox Populi: Angelim é aprovado por 78% da população



Foto: Sérgio Vale/Secom
Instituto Vox Populi divulgou pesquisa de opinião pública afirmando que a 78% da população de Rio Branco avalia como positiva a gestão do prefeito  Raimundo Angelim. Somando-se os resultados (12% de ótimo, 42% de bom e 24% de regular positivo) aferidos pelo Vox Populi e levando-se em conta a pesquisa do Instituto Data Control/A Tribuna divulgada no mês passado é possível afirmar que Angelim está muito bem avaliado junto à população seis anos depois de ter assumido a Prefeitura de Rio Branco.

A consulta foi realizada para avaliar o governo de Tião Viana, que obteve 76% de aprovação nestes primeiros 120 dias de mandato.  Na pesquisa Vox Populi, apenas 7% dos entrevistados disseram que a administração de Rio Branco é regular negativa; 9% disseram ser ruim e 6% péssima. 1% dos entrevistados não soube  responder.
 
O Vox Populi ouviu 500 pessoas entre os dias 29 de abril e 3 de maio na capital acreana. No total, foram consultadas 1.350 pessoas em todo o Estado. A margem de erro é de 4,4% para mais ou para menos.

Em viagem fora do Estado, o prefeito considerou que os números são fruto do trabalho e do empenho de uma gestão que vem se consolidando ao longo de seis anos com participação popular, planejamento e instrumentos de gestão para que as políticas públicas cumpram a função de melhorar a qualidade de vida das pessoas. “É o reconhcimento do projeto da Frente Popular do Acre  que a cada ano se renova e se fortalece no sentido  de construir projeto de desenvolvimento que garanta melhores condições para a população”, avaliou  Angelim.
 
Para o líder do prefeito na Câmara de Vereadores, Gabriel Forneck, os investimentos já realizados e a expectativa de intenso trabalho resultaram na boa avaliação de Angelim. “É o fruto do trabalho que a prefeitura está realizando”, disse Forneck. Para o deputado estadual Eduardo Farias o projeto de Angelim vem sendo reconhecido pela seriedade, planejamento e participação popular. “É o reconhecimento da população a tudo o que vem sendo desenvolvido”, resumiu Farias.

De seu lado, o secretário de Articulação Institucional, Marcio Oliveira, destaca a preocupação do prefeito com todos os setores sociais e ressalta o compromisso com o servidor municipal. Para o secretário, mesmo enfrentando cortes orçamentários e perdas de receitas, a Prefeitura reconheceu o valor dos funcionários e concedeu-lhes aumento salarial através de uma negociação que envolveu nove sindicatos e cinco secretários. “Mostra a transparência que o prefeito determina aos seus secretários”, observou Oliveira.

A consulta Data Control/A Tribuna mostrou, há pouco mais de um mês,   que 42,1% da população avalia como ótima e boa a gestão de Angelim. Levando-se em conta que 32,7% dos entrevistados viram  a atual administração como regular, a aprovação popular de Angelim subiu  para 74,8% naquela pesquisa.  Angelim está no terceiro ano de seu segundo mandato, fase em que as gestões públicas apresentam desgaste natural.

Em Rio Branco, 84% dizem que vida da família vai melhorar
O Vox Populi cruzou as informações com os percentuais obtidos em cada regional pesquisada (Vale do Acre,  Purus e Juruá) separadamente de Rio Branco, onde foram preenchidos 500 questionários. Diante da pergunta “a situação do Acre vai melhorar ou continuar do mesmo jeito?” 59% dos moradores da capital entendem que vai melhorar e 31% disseram que irá continuar do mesmo jeito. Apenas 7% falaram em piorar.

Em outra questão (“e a situação da sua família vai melhorar ou ficar do mesmo jeito?”) o Vox Populi ouviu da população de Rio Branco a seguinte resposta: 84% disseram que vai melhorar e somente 15% declararam que vai piorar.

Presidente Dilma bem avaliada na capital
A Vox Populi também perguntou qual avaliação os acreanos fazem do Governo Federal e da presidente Dilma Rousseff. 61% dos entrevistados aprovam o Governo Federal, 27% desaprovam e não souberam opinar, 13%. Sobre o desempenho pessoal de Dilma Rousseff o levantamento aponta que 44% dos acreanos consideram positiva a forma como a presidente governa o país.

Na capital, 50% declararam que aprovam a gestão de Dilma. A expectativa em relação ao futuro do Brasil também é de otimismo.  Para 31% da população do Acre,  a situação do Brasil vai melhorar. Já 26% acreditam que vai ficar do mesmo jeito e apenas 9% respondeu que vai piorar.


Fonte: riobranco.ac.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário